SAÚDE TODA HORA

SAÚDE TODA HORA

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Combinações de sabores que você pode experimentar:



















Abacaxi com Acerola
Acerola com Maracujá
Acerola com Tangerina
Acerola com Laranja e Maracujá
Maracujá com Laranja e Tangerina
Maracujá com Morango
Mamão com Laranja e Acerola
Kiwi com Laranja e Tangerina
Morango com Abacaxi e laranja
Manga com Limão
Goiaba com Mamão
Goiaba com Laranja ou Tangerina
Uva com Amora
Morango com Laranja
Graviola com Morango e limão


Framboesa com laranja

Como Preparar:

Coloque no liquidificador 250ml de água ou leite
01 Tablete de 100gr de Polpa
02 Colheres (sopa) de açúcar ou adoçante
Utilize a tecla pulsar algumas vezes e após ligue 
na velocidade média e deixe bater bem
Sirva e saboreie

Dicas Importantes:

Para preparar o suco de Kiwi utilize somente a tecla pulsar
para evitar que as sementes sejam moídas, pois elas deixam
o suco amargo

Para preparar o suco de Açaí substitua o açúcar ou adoçante 
por Xarope de guaraná. Só assim seu suco ficara mais doce 
e gostoso.

A polpa Mista já é um composto de frutas para ser preparado
com leite.

Mousse de Maracujá ou outro sabor de Polpa







Ingredientes:


01 lata de leite condensado
01 lata de creme de leite sem soro
200gr de polpa de fruta
Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador e colocar
em forma refrátaria ou potinhos individuais. Colocar na geladeira
e deixar no minimo uma hora. Servir.
Para obter maior rendimento usar 1 gelatina sem sabor ou do sabor 
da polpa.
Diluir com 50% da água sugerida na embalagem e bater junto com os demais ingredientes no liquidificador.

Maracujá













Maracujá: É um fruto com sabor azedo bastante característico, produzido por plantas da espécie Passiflora eduli. É uma fruta tipicamente tropical que exige elevados níveis de radiação solar para seu bom desenvolvimento, talvez por isso o Brasil seja o maior produtor mundial da fruta.

O maracujá é consumido majoritariamente na forma de sucos e mousses, mas algumas variedades adocicadas permitem que seja saboreado in natura. Diversos estudos mostram que o maracujá contém naturalmente algumas substâncias calmantes, além disso, a fruta é uma rica fonte de vitaminas, destacando-se as vitaminas A, C, do complexo B e sais minerais como ferro, sódio, cálcio e fósforo.

A fazenda Fruta Rio, produz maracujá na unidade produtiva Fruta Rio I, e atende todas as exigências de plantio, manejo, colheita e embalagem para disponibilizar ao consumidor um produto fiel, saboroso e com a mais alta qualidade. Entendemos que nossa responsabilidade é com a saúde e bem-estar de nossos consumidores e com o manejo sustentável e ambientalmente correto.

Benefícios da Manga




















MANGA: É uma das frutas mais apreciadas do mundo. Considerada uma das frutas mais delicadas e a rainha das espécies tropicais, sendo até citada nas escrituras budistas. É uma fruta suculenta, de sabor muito exótico, está presente em diversas regiões do mundo. A manga é fruto da mangueira que se desenvolve em condições de clima subtropical.

Planta originária do Sul da Ásia, atualmente é cultivada em praticamente todos os países de clima tropical e subtropical. A mangueira pode atingir entre 35 e 40 metros de altura. A fruta tem tamanho e formato variado, sua coloração pode variar em amarelo, laranja e vermelho. Quando madura, sua cor tende a ser amarelada, porém pode ocorrer da fruta estar madura, mas com coloração verde. A fruta pode ser degustada in natura, pois é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Por conter uma grande quantidade de ferro é bastante indicada para tratamentos de anemia. É uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. É contabilizado hoje um número entre 500 e 1000 variedades existentes. A manga é uma das frutas mais apreciadas do mundo.

Benefícios do Mamão




















Mamão: É o fruto do mamoeiro, pertencente à espécie do gênero da Carica papaya. 
O termo “mamão” é utilizado para identificar o fruto mais alongado e adocicado. Já o termo “papaia” identifica o fruto mais arredondado. Possuem casca macia, amarela ou esverdeada. A polpa é doce e macia, sua cor varia do amarelo-pálido até o laranja. 

É típico de regiões tropicais e subtropicais, é conhecido por papaia no México; passaraiva no Nordeste do Brasil. É encontrado durante o ano todo. Seu tamanho, peso, sabor e cor variam de acordo com a espécie. 

O mamão pode ser consumido in natura, sob forma de doces, sucos e saladas. É rico em nutrientes. Contém grandes quantidades de sais minerais, cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio, vitaminas A e C. Tem propriedades laxativas e calmantes. 

Ao consumi-lo deve-se observar se não há rachaduras, partes escuras e picadas de insetos. 

Antes do amadurecimento, o mamão produz a papaína, uma enzima utilizada em medicamentos contra má digestão. 

No Brasil são conhecidas mais de 57 variedades de mamão.

Benefícios do limão















Limão: Você sabia que o limão possui varias propriedades medicinais, e utilidades diversas no nosso dia-a-dia?

- O bagaço do limão pode ser usado para remover cheiro de peixe de talheres e outros utensílios da cozinha, basta o bagaço ser esfregado sobre cada talher, que o cheiro desaparece.

- O suco do limão com açúcar pode ser usado no tratamento facial contra ácnes.

- O bagaço também pode ser utilizado junto com açúcar, para clarear e deixar as mãos mais macias.

- Se quando for fazer as unhas, você deixar as pontas dos dedos de molho por alguns minutos no suco do limão, verá que as cutículas estarão mais amolecidas, facilitando assim na hora de fazer suas unhas.

- Você sabia que o limão foi trazido pela primeira vez para América por Colombo?

- O suco do limão misturado com cinzas pode ser usado para limpar e dar brilho em objetos de prata.

- Se algum tecido possui manchas de ferrugem, para removê-las, misture suco de limão com um pouco de sal, esfregue bem, após deixar um tempo no sol para secar, lave normalmente com água e sabão e veja o resultado.

- O limão é rico em vitamina C, por isso é muito bom regularmente bebermos uma deliciosa limonada, além de saborosa, ela colabora para fortalecer nosso sistema imunológico contra gripes e resfriados.

- Outra curiosidade do limão que vale a pena lembrar, é que o limão contém uma quantidade extremamente grande de ácido cítrico em si. Entretanto quando ingerimos o suco do limão, há uma espécie de reação metabólica em nosso organismo, transformando o efeito ácido do limão em nosso organismo.

Mesmo o limão em sí sendo muito ácido, ao entrar em nosso organismo, ele reage como um agente que combate a acidez do sangue, colaborando assim para o bom funcionamento dos nossos orgãos, pois nosso sangue necessita estar com o PH estável, para não prejudicar as células do nosso organismo.

Portanto entedemos que o limão por sua vez , é uma fruta indispensável na nossa vida, há uma grande necessidade de deixarmos de lado o consumo de tantos alimentos e bebidas artificiais, e nos dedicar mais a uma alimentação natural.

O limão com todas suas característica medícinais, não pode ficar fora desse cardápido diário, que devemos desenvolver para uma vida mais saudável.

Laranja










Laranja: Há muito que comer laranja deixou de ser um privilégio dos meses de Janeiro a Maio. Hoje em dia, comer este fruto é uma regalia de todos os meses do ano, a uma preço razoável e sob diferentes formatos. E se no Inverno a laranja é uma aliada contra gripes e constipações, no Verão ajuda a manter o peso!
Para além do pequeno-almoço, os lanches são óptimos momentos para ingerir fruta! Ainda para mais, a laranja possui um baixo valor calórico (cem gramas de laranja fornecem aproximadamente 50 calorias) pelo que é recomendada nos planos de controle de peso.

No caso da laranja, este fruto é um fornecedor por excelência de vitamina C (cem gramas de laranja fornecem aproximadamente 60 mg de vitamina C, a dose diária recomendada desta vitamina). Mas as boas notícias continuam, uma vez que este citrino alaranjado é rico em sais minerais (ácido fólico, potássio, cálcio, ferro, magnésio e fósforo) e fibras. Por outro lado, ajuda também a reforçar as defesas do organismo.

O betacaroteno, o fitonutriente que confere a cor à laranja, assegura a este fruto um alto nível de protecção antioxidante. A acção da pectina, fibra solúvel (encontrada principalmente entre os gomos da fruta (nas membranas, parte branca) ajuda ainda a controlar os níveis de colesterol do sangue. Mas há outros benefícios a tirar do consumo de laranja.

Assim, para além da vitamina C, que aumenta a protecção contra as infecções, existem outros benefícios a ter em conta: Facilita a digestão e a função intestinal uma vez que as propriedades da laranja activam a acção das glândulas que segregam o suco gástrico além de auxiliar no funcionamento intestinal devido ao seu alto teor em fibras solúveis. Sendo um fruto com apreciável quantidade de cálcio, o seu consumo ajuda a manter a estrutura óssea, melhorando a construção muscular e a coagulação do sangue. A sua vitamina C reduz ainda os danos causados pela acção dos radicais livres, apadrinhando um aspecto jovial por mais tempo! Como vê, só bons motivos para não se esquecer da laranja!!!

Kiwi








kiwi..; é uma fruta típica de regiões de clima temperado.

Seu formato é oval e achatado. Possui uma casca de cor marrom clara, coberta por pequenos pêlos.

A polpa da fruta é de cor esverdeada, apresentando diversas sementes pequenas e pretas no centro.

É considerada uma das frutas com maior quantidade de vitamina C.

É rico também em potássio (boa quantidade), cálcio e fósforo.

O kiwi também possui pectina. Este tipo de fibra é muito importante para controlar os níveis de colesterol no sangue.

É uma fruta que apresenta baixo teor de calorias. Cada 100 gramas apresenta, aproximadamente, 50 calorias.

Possui um sabor levemente azedo de teor cítrico.

É muito usado para a fabricação de sucos e sorvetes. Pode também ser introduzido em saladas.











Graviola














A graviola é uma fruta originária das Antilhas, prefere climas úmidos, baixa altitude, e não exige muito em relação a terrenos. A graviola é uma árvore de pequeno porte (atinge de 4 a 6 metros de altura) e encontrada em quase todos os países tropicais, com folhas verdes brilhantes e flores amareladas, grandes e isoladas, que nascem no tronco e nos ramos. Os frutos tem forma ovalada, casca verde-pálida, são grandes, chegando a pesar entre 750 gramas a 8 quilos e dando o ano todo. Contém muitas sementes, pretas, envolvidas por uma polpa branca, de sabor agridoce, muito delicado e semelhante à fruta-do-conde.

Esta fruta é conhecida não somente por seu delicioso sabor característico, levemente azedo, bem como seu riquíssimo conteúdo em nutrientes. Cerca de 100 gramas de graviola fornecem em média 60 calorias, 25 mg de cálcio, 28 mg de fósforo e 26 mg de vitamina C (um terço da Recomendação de Ingestão Diária).

Uma das maiores descobertas sobre a graviola foi sua sensacional capacidade de agir contra as células do câncer, mostrando em testes em laboratório um potencial extraordinário.

Dentre as propriedades terapêuticas da graviola pode-se destacar o seu potencial diurético, adstringente, vitaminizante, antiinflamatório, anti-reumático, bem como sua propriedade antiespasmódica, antitussígena e anticancerígena. É boa fonte de vitaminas do complexo B, importantes para o metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras, incrementando o cardápio com vitaminas e minerais, bom para a saúde. É ruim para pessoas com caxumba, aftas ou ferimentos na boca, que devem evitar consumi-la in natura, pois sua acidez é irritativa e pode provocar dor.

Goiaba...






Árvore com até 7 m de altura, tronco com casca escamante e avermelhada. Folhas pilosas na face superior quando jovens. Flores brancas que surgem de setembro a novembro.
FRUTO
Forma ovóide, de coloração verde-amarelada quando maduro, muito aromático. Polpa abundante que envolve muitas sementes, duras, pequenas e de formato reniforme. Surgem de dezembro a marco.
CULTIVO
Propagação por enxertia. Planta rústica que prefere regiões de clima quente e suporta até geadas leves. Não é exigente quanto ao solo, porém desenvolve-se melhor em terrenos férteis, drenados e profundos.
Pimentel Gomes nos diz que a goiabeira é originária da América tropical, em especial da região do Brasil e das Antilhas, onde pode ser encontrada em grande variedade. Sua enorme dispersão no continente americano teria ocorrido, provavelmente, em virtude da atração irresistível que os pássaros e outros pequenos animais têm por seu delicado e penetrante perfume. Da América do Sul e Central, a goiaba foi levada pelos navegantes europeus para as colônias africanas e asiáticas, espalhando-se por todas as regiões tropicais do globo.
Planta rústica que cresce em todo tipo de solo graças à sua extrema vitalidade e resistência, a goiabeira pode ser cultivada até mesmo em regiões subtropicais. Hoje em dia, a goiaba é bastante comum na África, na Ásia e na Oceania, locais onde ocorre de maneira subespontanea ou cultivada, ocupando extensas áreas como em suas terras de origem.
Eurico Teixeira afirma que a diversidade de nomes indígenas existentes para designar o fruto da goiabeira demonstra que a goiaba é planta de distribuição vasta e bastante antiga: xaixocotl, no México; shuinto na língua quéchua do Peru; guayaba ou guava nas Antilhas; araçaíba, araçá-guaçu, araçá-goiaba ou goiaba no Brasil.
Aliás, as denominações dadas à fruta, no Brasil, fazem lembrar a grande semelhança existente entre a goiaba e o araça. De fato, a goiabeira e o araçazeiro têm certa proximidade e o sabor de seus frutos é muito semelhante.
No Brasil, as folhas e os botões florais da goiabeira são de ampla utilização na medicina caseira, sendo a sua infusão comumente aplicada no tratamento de desarranjos intestinais, especialmente infantis. A espessa, porém tenra, casca de seus frutos contém altos teores de tanino, o que a torna indicada para a indústria cosmética, em formulações destinadas ao cuidado de peles oleosas e em preparados antitranspirantes.
De polpa branca ou vermelha, contendo as vitaminas A, B e C, a goiaba, quando amadurece, é fruta doce.
Antigamente, no tempo da infância de nossos pais e avós, a goiaba era a dona absoluta dos pastos, dos quintais e dos pomares caseiros. Suas árvores, que frutificam em abundância, produziam em tamanha quantidade que sobravam frutas para os insetos, para os passarinhos, para os animais e para as brincadeiras da criançada. E ainda dava para fazer uma infinidade de doces, compotas e geléias.

Framboesa















A framboesa é um fruto suculento de sabor doce e suave.

É um fruto que se adapta em regiões de clima frio.

Quando maduro este fruto torna-se muito delicado, dificultando seu transporte e manuseio.

Quando maduras as framboesas ficam vermelhas.

A camada externa deste fruto é formada por pequenos gomos e a interna é oca.

No Brasil, é época desta fruta é de outubro a janeiro.

É uma fruta em sais minerais como, por exemplo, ferro, fósforo e cálcio.

Possui uma boa quantidade de vitaminas A, C, B1 (tiamina) e B5 (niacina).

Cada cem gramas de framboesa possui aproximadamente 4 gramas de fibras.

Em função do seu sabor é muito utilizada para a fabricação de doces, bolos e tortas.

Muitas pessoas, em função da aparência e sabor, confundem a framboesa com a amora.

Cupuaçú











A árvore que produz o cupuaçu chama-se cupuaçuzeiro ou cupuaçueiro. Esta árvore pode chegar a 15 metros de altura.

É uma fruta típica da região da floresta amazônica.

A casca deste fruto é de consistência dura e lisa. Sua cor é castanho-escuro, quase preta.

A época desta fruta é de janeiro a maio.

Possui sementes em sua parte interna, que são envoltas numa polpa branca de sabor ácido.

Esta fruta é muito utilizada para a fabricação de sucos, sorvetes, geléias, vinhos e licores.

O sabor do cupuaçu á azedo, porém muito suave.

Esta fruta é rica em proteínas, cálcio e fósforo.

Com relação às vitaminas, possui vitamina A, B1, B2 e C.

Além das vitaminas e sais minerais, esta fruta é rica em pectina.


Recomenda-se também fazer uma mousse 


fica saboroso.... 

Côco e uma receita Deliciosa














O côco é o fruto do coqueiro e é um alimento cujo valor nutritivo varia de acordo com seu estado de maturação, apresentando de forma geral, um bom teor de sais minerais (potássio, sódio, fósforo e cloro), e fibras, importantes para o estímulo da actividade intestinal.
Devido ao seu conteúdo em sais minerais, de potássio e sódio, é um alimento adequado contra a aterosclerose, para o sistema nervoso, cérebro e pulmões, além de ser um bom alimento para os diabéticos.
100 gramas de côco maduro fornecem 266 kcal (quilocalorias) e 100 gramas de água de côco, 22 quilocalorias.

Ingredientes:
200ml de leite de côco
1 ovo batido
Leite
500g de farinha Pão Rústico da Nacional
60g de côco ralado

Confecção:
Coloque o ovo batido num copo de medida e encha com leite até fazer 150ml.
Deite este preparado para a cuba da máquina de fazer pão e junte os 200ml de leite de côco.
Junte a farinha e o côco ralado.
Programe a máquina para utilizar o programa Pão Integral para que aqueça os ingredientes antes de começar a fazer o pão. Se a sua máquina não tiver este programa utilize o programa Pão Básico.
Peso 750g e cor média.

Bom apetite!

Cajú e seus benefícios
















Cajú, uma das maiores características dessa fruta é sua grande quantidade de vitamina C, que ajuda as defesas do organismo, prevenindo infecções, combatendo alergias da pele e ajudando no cansaço.

O caju possui 5 vezes mais vitamina C que a laranja, perdendo apenas para a acerola e o camu-camu.

Os benefícios não param por aí, através do beta caroteno e licopeno que estão presentes em abundância na fruta, o caju também é indicado na prevenção do câncer de pulmão e próstata.

A medicina está estudando exaustivamente o caju para o tratamento do câncer de boca e mama, nas aplicações em terapia contra obesidade, úlceras e até impotência sexual.

Vamos aguardar para ver as novidades que os pesquisadores irão nos trazer em relação a esta fruta.

Cada 100g de caju contém 1,7g de fibras. Além de contribuírem para o bom funcionamento intestinal, elas promovem a saciedade, ajudando no controle de peso. As fibras também impedem a absorção de substâncias cancerígenas e o crescimento de bactérias nocivas no intestino, prevenindo câncer de cólon.

Combinações Poderosas

Por ser rico em vitamina C, o caju combina bem com frutas cítricas, como a laranja e o limão. No entanto, o suco dessa fruta também pode ser misturado com chá de carquja (Indicado para diabéticos) e com maçã, para limpar o organismo e melhorar a digestão.

Cajá












O cajá é o fruto da cajazeira (Spondias mombin). É também chamada de ambaló, ambaró, cajá-mirim, cajazinha, tapareba, taperebá, taperibá ou tapiriba. A cajazeira (Spondias mombin L.) é uma espécie frutífera da família Anacardiaceae. É originária da América tropical.
Na região sudeste do estado brasileiro da Bahia, a cajazeira é encontrada como árvore usada para sombreamento permanente do cacaueiro e também como produtora de frutos que servem como importante fonte de renda adicional para o produtor. Os frutos drupáceos, suculentos, amarelos, azedos e aromáticos da cajazeira são muito apreciados para refrescos e licores. Além disso, apresentam boas características agroindustriais como rendimento de polpa de 56% em média e suas características químicas, como Brix de 13o. A polpa de cajá está entre as mais comercializadas na região.

A cajazeira desenvolve-se bem em climas úmidos, subúmidos e quentes, com precipitação anual entre 1.100 e 2.000 milímetros. Os solos recomendados para o plantio são os profundos e bem drenados, para que as raízes tenham um desenvolvimento satisfatório. Os terrenos com declividade acima de 20% não são recomendáveis.

Árvore portadora de caule ereto, com até 25 m de altura, portadora de ramos esparsos e extensos; sementes de formato claviforme ou remiforme, com números de lóculos e de embriões variáveis; flores hermafroditas, dispostas em panículas terminais; fruto do tipo drupa, de coloração amarelo-laranja, cilindriforme, polpa ácida, aromática, saborosa, comestível e saudável, com excelente aceitação de mercado.