SAÚDE TODA HORA

SAÚDE TODA HORA

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Cajá












O cajá é o fruto da cajazeira (Spondias mombin). É também chamada de ambaló, ambaró, cajá-mirim, cajazinha, tapareba, taperebá, taperibá ou tapiriba. A cajazeira (Spondias mombin L.) é uma espécie frutífera da família Anacardiaceae. É originária da América tropical.
Na região sudeste do estado brasileiro da Bahia, a cajazeira é encontrada como árvore usada para sombreamento permanente do cacaueiro e também como produtora de frutos que servem como importante fonte de renda adicional para o produtor. Os frutos drupáceos, suculentos, amarelos, azedos e aromáticos da cajazeira são muito apreciados para refrescos e licores. Além disso, apresentam boas características agroindustriais como rendimento de polpa de 56% em média e suas características químicas, como Brix de 13o. A polpa de cajá está entre as mais comercializadas na região.

A cajazeira desenvolve-se bem em climas úmidos, subúmidos e quentes, com precipitação anual entre 1.100 e 2.000 milímetros. Os solos recomendados para o plantio são os profundos e bem drenados, para que as raízes tenham um desenvolvimento satisfatório. Os terrenos com declividade acima de 20% não são recomendáveis.

Árvore portadora de caule ereto, com até 25 m de altura, portadora de ramos esparsos e extensos; sementes de formato claviforme ou remiforme, com números de lóculos e de embriões variáveis; flores hermafroditas, dispostas em panículas terminais; fruto do tipo drupa, de coloração amarelo-laranja, cilindriforme, polpa ácida, aromática, saborosa, comestível e saudável, com excelente aceitação de mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário